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Conheça as tendências de marketing para 2023

Quer ficar por dentro das tendências de marketing digital para 2023? Confira, então, este artigo para sair na frente da concorrência.

Novo ano, novos projetos, é comum começarmos janeiro cheios de planos. Em uma empresa, mais do que desejo, um planejamento é necessidade.

Nesse momento, estar por dentro das tendências de marketing para 2023 é indispensável para impulsionar seu empreendimento desde o primeiro dia dentre os 365 que se seguirão.

É fato, contudo, que nem toda tendência se encaixa na realidade do seu negócio. Diante disso, saber dos hábitos de consumo dos seus clientes ajudará você a adaptar as tendências do mercado para eles, o que permitirá a conquista de melhores resultados.

Aqui, você saberá quais os caminhos que o marketing desbravará em 2023, inclusive para o digital. Continue a leitura e compreenda no que realmente valerá a pena investir, considerando seu ramo de atuação.

Marketing: ontem, hoje e sempre.

O mercado de consumo vem passando por uma revolução que é reflexo do comportamento do próprio consumidor há um tempo. Nessa linha, empresas precisam se adequar às mudanças para continuar em alta com seu público.

A tecnologia avança mais e mais e claro que ela alcançou o marketing com seus recursos e ferramentas que contribuem para a eficiência de qualquer negócio. A inteligência artificial, por exemplo, é uma grande tendência do marketing digital.

Isso sem falar nos dados pessoais, que são fortes aliados das equipes de marketing e vendas, pois possibilitam a elas uma atuação ainda mais acertada e oportuna na hora de comercializar seus produtos ou serviços.

É importante lembrar, entretanto, que mais recentemente entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados, modificando a maneira como as informações dos clientes são coletadas, manuseadas e guardadas.

E, se você pensa que as incertezas financeiras e políticas afetaram o investimento em marketing, saiba que, conforme pesquisa [em inglês] feita com profissionais da área de todo o mundo, o valor das receitas aplicado no setor saltou de 6,4% em 2021 para 9,5% em 2022.

Portanto, para os profissionais de marketing que querem estar por dentro das transformações mundiais que acontecem em seu ramo de atuação, vale saber não só as tendências de marketing para 2023, como também estar por dentro das tendências de marketing digital em 2022.

As principais tendências de marketing para 2023

Vale salientar que algumas das tendências de marketing digital que foram destaque em 2022 vão se manter em 2023.

Agora, porém, chegou o momento de você saber quais caminhos o segmento vai seguir em 2023 para estabelecer estratégias compatíveis com seu público e seu tipo de empreendimento.

Confira, então, as principais tendências de marketing para 2023 e as mantenha em seu radar para poder investir no lugar certo e garantir um desempenho de excelência para o seu negócio.

  1. Diversidade, inclusão e responsabilidade socioambiental

Uma forte tendência de marketing para 2023 é a diversidade, inclusão e responsabilidade socioambiental.  Uma empresa que quer se destacar no mercado e conquistar novos seguidores e clientes precisa estar atenta a esses três pilares. Como praticá-los? Cogite fazer isto:

  • criar campanhas com pessoas reais e de diferentes etnias, origens, cores e gêneros, garantindo a diversidade também no ambiente interno da empresa.
  • legendar seus vídeos para alcançar as pessoas surdas;
  • usar texto alternativo para que pessoas cegas possam ter acesso ao seu conteúdo;
  • assumir um compromisso de produção sustentável em todos os processos da empresa.

É importante salientar que investir nessas diretrizes é conquistar admiradores e defensores da marca, e não somente consumidores dela.

  • Conteúdo em vídeo

Você sabia que 63% de todo o investimento publicitário brasileiro foi feito em formatos de vídeo? Foi o que constatou um estudo realizado pela Kantar Ibope Media, comprovando que os consumidores do Brasil preferem consumir conteúdos audiovisuais.

Quando o assunto é marketing digital, a tendência deixa claro que os vídeos mais curtos estão em alta. De acordo com o YouTube, mais de 1,5 bilhão de pessoas assistem mensalmente os vídeos disponíveis no Shorts.

Um levantamento da empresa NordVPN constatou, ainda, que Brasileiros passam mais da metade de suas vidas na Internet. Está claro então que os vídeos precisam integrar suas ações de marketing em 2023.

  • Publicidade gamificada

Gamificação é uma estratégia usada por diversas empresas para proporcionar experiências diferenciadas à audiência. Com a inserção de elementos próprios de jogos, é possível criar conteúdos que mantenham os consumidores interessados na marca e engajados com ela.

O nono levantamento anual realizado pela Pesquisa Game Brasil (PGB) e desenvolvida por Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM descobriu que 74,5% da população brasileira diz jogar games.

Isso prova que os jogos são atividades bastante populares no país. Algumas empresas já estão investindo nessa área, a exemplo M&M, quando lançou o sabor pretzel nos Estados Unidos, e a rede de fast food Wendy’s, ao lançar um RPG de mesa.

  • Marketing responsivo

Não é de hoje que as empresas precisam investir em um site responsivo e intuitivo. O mobile tem se sobressaído em comparação ao WEB na hora de o consumidor usar aparelhos tecnológicos, mas o WEB ainda continua sendo usado.

As pessoas estão cada vez mais imediatistas e impacientes no ambiente virtual e isso reflete no carregamento de sites. Segundo a Forrester Consulting [em inglês], a porcentagem de usuários que pode abandonar um site se a página não carregar após três segundos chega a 40%.

Não se trata de apenas ter um layout responsivo na página online, é preciso considerar a responsividade do conteúdo em si, que envolve a maneira como o texto é apresentado e a visibilidade dele, além de sua hierarquização, tipografia e adaptação à tela.

  • TikTok e TikTok Ads Manager

TikTok mudou o consumo de conteúdo na internet. O aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos foi uma grande explosão e mostrou que veio para transformar a maneira como os conteúdos em vídeo são feitos.

Em 2022, o ele liderou como aplicativo mais baixado do mundo. Esse boom do TikTok fez com que seus concorrentes mudassem por completo sua forma de atuação para atrair o público.

O Instagram, por exemplo, decidiu abandonar a proposta de ser um álbum de fotografias virtual para se tornar uma grande vitrine de produtos focada em reels e vídeos curtos.

O YouTube, por sua vez, apesar de ser considerado o lugar dos vídeos longos e cheios de conteúdo, tem também investido em shorts para os seus usuários. Está claro ou não o impacto do TikTok?

Com base nisso, vale a pena colocar uma grana no TikTok Ads Manager, ferramenta própria do aplicativo para criar e gerenciar anúncios nele.


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